segunda-feira, 24 de junho de 2013

Saltos ornamentais


Após admitir doping, Hugo Parisi afirma: 'Não quis prevalecer diante de outros atletas'

Saltador precisou tomar medicação contra uvulite, não avisou aos médicos da Confederação Brasileira (CBDA) e acabou pego no exame antidoping
20/06/2013 09:37 - Atualizado em 20/06/2013 09:48
Por Francisco Junior
RIO
A mala já estava sendo arrumada para o Mundial de Esportes Aquáticos, que acontece em julho, em Barcelona. No entanto, uma uvulite (inflamação da úvula, massa carnosa que pende do fundo do céu da boca), associada à faringolaringite, atrapalhou os planos de Hugo Parisi. O problema maior é que a questão de saúde não foi a causadora do cancelamento de sua viagem. O atleta dos saltos ornamentais precisou tomar uma medicação (prednisolona) e acabou pego no exame antidoping.

O saltador do clube Mackenzie admitiu o uso do anti-inflamatório, pertencente ao grupo dos esteroides, e não pediu análise da segunda amostra. Ele jurou que estava pensando somente em sua saúde e que em momento nenhum pensou em ser desleal perante outros atletas

- É uma situação muito ruim. Tenho a consciência tranquila de que não fiz nada errado e quero deixar bem claro que nunca quis prevalecer diante de outros competidores - disse o atleta do Instituto Presbiteriano Mackenzie de Brasília.

Veja mais: Pego em exame antidoping, Hugo Parisi está fora do Campeonato Mundial

O problema de Hugo Parisi, uvulite, é uma inflamação no local conhecido popularmente como campainha. O quadro causa salivação excessiva, engasgos, dor, inchaço e dificuldades para engolir.

Antes de ingerir a medicação, o atleta afirmou, em conversa exclusiva com o ahe! por telefone, que teve o cuidado de olhar na lista de medicamentos proibidos, onde não consta o Prednisolona. Mais uma vez, Hugo, considerado um dos melhores saltadores do Brasil, assumiu toda a responsabilidade.

- Errei em não informar um médico da Confederação Brasileira. Se eu soubesse que a substância era proibida teria pedido uma espécie de licença especial, pois era um caso emergencial para minha saúde.

Hugo Parisi já participou de três edições de Jogos Olímpicos - Fabrice Coffrini/AFP

Objetivo traçado: voltar ainda melhor para as próximas competições

A Federação Internacional de Natação (Fina) suspendeu Hugo Parisi, que já participou de três edições de Jogos Olímpicos, por três meses. Até o final de setembro, o atleta já definiu sua programação. O objetivo é treinar forte no clube Mackenzie para voltar muito bem preparado para as próximas competições. Na agenda do brasiliense está apenas o Campeonato Brasileiro (final de novembro/início de dezembro).

- Minha vida não vai parar. Estou fora do Mundial, que será nesse período de suspensão, e fico muito triste. Mas, vou continuar treinando, vou seguir fazendo as coisas que faço diariamente para voltar ainda melhor - contou.

Hugo Parisi conquistou sua vaga para o Mundial de Barcelona com índice na plataforma de 10m, durante a etapa de Fort Lauderdale do Circuito Mundial de Saltos Ornamentais, nos Estados Unidos, em maio. Porém, exames realizados no Grand Prix de Saltos Ornamentais, na Alemanha, acusou a presença da substância prednisolona, um anti-inflamatório pertencente ao grupo dos esteroides.

Veja mais: Musa italiana estampa capa de revista masculina

Nenhum comentário:

Postar um comentário